FAQ

Resolvi colocar aqui algumas perguntas frequentes para evitar comentários desnecessários, com perguntas repetidas. Se estes comentários vierem, não há problema. Eu direi somente, com muita educação: olhe no FAQ.

FAQ é uma sigla em inglês. Em português, quer dizer: Perguntas frequentes. Eu não coloquei esta denominação, perguntas frequentes, porque ficaria muito grande na aba. Espero que os leitores puristas entendam bem.


13 - Por que os jogadores de hoje em dia não usam mais bigode?
Eis uma coisa que me tira o sono. Nem bigode, nem barba. Outro dia vi o Willian, do Corinthians, com uma barba respeitável e tomei até um susto! Acho que é porque depois que o comunismo russo caiu, a barba parou de fazer sentido. Mas você perguntou do bigode. Acho que é por um receio do povo nordestino e do povo português - os grandes cultuadores do bigode em nossa cultura - assumirem a própria cultura.

12 - Você prefere o Chico Buarque como escritor ou como pintor?

Agora você me pegou. Não sou o fã número 1 da prosa dele, embora tenha adorado o Budapeste. Mas confesso que jamais sequer pensei em comprar um ingresso para uma exposição das obras plásticas dele. Então fico com o Chico escritor.

11 – Por que o Nélson Cavaquinho tem este apelido, se ele tocava violão?
Ele adquiriu este apelido quando ainda era muito moço e desconhecido, mas tocava, de fato, cavaquinho. Mais tarde é que optou pelo violão, mas já não havia tempo para mudar a alcunha. É um caso muito semelhante ao do jogador Careca, que é cabeludo, mas possui este apelido que significa exatamente o contrário.

10 – Por que a paradinha é proibida e o escanteio curtinho é permitido?
Esta é uma questão que muito me incomoda, também. Mas há uma explicação: para não beneficiar o infrator. É sabido que o escanteio curtinho não serve para nada. Mas ele é permitido porque se não fosse, obrigaria aqueles que usam esta técnica a cobrar o escanteio direto para a área e ganhar a possibilidade do gol.

9 – “Botafogo” é tudo junto?
Sim, sim. “Botafogo” é o nome do time e do bairro. “Bota fogo” significa atear foto em alguma coisa.

8 – O Íbis é o pior time do mundo?
Não. O Íbis tem a fama de pior time do mundo, mas é pura lenda. Assim como não há consenso sobre a melhor equipe do mundo – há uma para cada período -, é impossível determinar a pior equipe do mundo pura e simplesmente. Este título deveria ser itinerante.

7 – Jornalismo opinativo é jornalismo?
Rapaz, isto é quase uma contradição de termos. Porque o sujeito pode falar o que quiser, dar palpites, errar tudo e dar a desculpa de que era só a opinião dele que estava em jogo. Jornalismo opinativo pode até não ser jornalismo, mas é muito divertido.

6 – Você é a favor da paradinha?
Claro que sim! Perguntar uma coisa destas é como perguntar: “você gosta da sua mãe?” Ou ainda: “você é a favor do câncer?”. Sou a favor da paradinha, e nunca ouvi falar de alguém que fosse contra.

5 – Quem jogou mais: Pelé ou Garrincha?
A única resposta possível a esta pergunta é: Pelé jogou mais vezes que Garrincha. Pelé jogou mais de mil jogos, e Garrincha não jogou nem quinhentos. Mas quem jogou melhor, nem uma discussão entre a Elza Soares e a Xuxa responderia esta questão.

4 – Por que o futebol não dá certo nos Estados Unidos?
Pela mesma razão por que nós não gostamos de basebol. Mas eles poderiam começar mudando o nome. Soccer é horrível.

3 – Eu procurei as frases futebolísticas da beirada do blog nos livros destes grandes autores e não encontrei nenhuma delas. Nem a do Mario Quintana. O que eu tenho que fazer?
Releia toda a bibliografia destes autores. Desta vez, com mais atenção. Se ainda assim não encontrar, veja a pergunta número 10 deste FAQ.

2 – Estas frases futebolísticas de grandes escritores existem?
Existir, elas existem. Porém, não são reais. São meras adaptações para o nosso esporte predileto.

1 – Eu tenho um único cachorro e gostaria de nomear-lhe com nome de jogador de futebol. Que nome você recomendaria?
Freddy Eusébio Rincón.