segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

8 - Times dos Famosos – Vavo, da banda Fresno


A banda Fresno é muito engraçada – não que eles queiram. Eles são uma banda emo, mas mesmo assim são bacanas. O vocalista usa decote, e mesmo assim ninguém desconfia de sua sexualidade. E dois quatro integrantes, dois são gremistas e os outros dois, colorados. E mesmo assim conversam, se divertem juntos, tocam juntos... Enfim, têm uma banda. Você consegue compreender o tamanho deste milagre?!

Entrevistei o Vavo, o guitarrista da banda, por e-mail. Ele teve pontuação recorde, até agora – passou Leão Lobo. O ponto perdido, que o separou do torcedor xiita, foi por motivos bobos – alguma falta de atenção com detalhes essenciais. Mas com incentivo e ensinamento, Vavo vira um xiita com certa tranqüilidade.

Aliás, estou até começando a achar que será preciso um número maior de questões pegadinhas, que diminuam a pontuação do sujeito. Para que o ruim tenha um ponto ou dois, e o xiita seja mais valorizado. Vamos ao teste, por favor.


1 – Tem camisa do time?
Resposta: Mais de 10.

Comentário: Ponto para Vavo. Porque o torcedor desse tipo não tem a camisa só para usar se um dia for campeão, ou se ganhou de presente, ou se as comprou num acesso consumista. Tem porque é um verdadeiro obcecado pelo time e, se pudesse, usaria o manto de segunda a segunda!


2 – Usa o manto no dia seguinte a uma derrota?
Já usei várias vezes, não vejo porque não usar.

Comentário: Aquele que não usa o manto depois de uma derrota é um verdadeiro herege. É o cristão que não defenderia Jesus quando ele foi crucificado, o americanizado que seria anti-americano quando Bin Laden atacou as torres gêmeas...


3 – Lembra-se de uma escalação do século passado?
Primeira final que eu fui no estádio, Copa do Brasil de 1992: Fernandez, Célio Lino, Célio Silva, Pinga e Daniel; Ricardo, Élson e Marquinhos; Maurício, Gérson e Caíco.

Comentário: Ponto com louvor. Lembrar-se de uma escalação inglória significa gostar do time sempre, até quando não se tem motivos aparentes.


4 – Freqüenta o estádio?
Sempre.

Comentário: O verdadeiro futebol se vê no estádio.


5 – Quanto foi o último jogo do time?
Sport 1 x 2 Inter.

Comentário: O Inter havia conseguido a virada aos 37 minutos do segundo tempo com gol de falta de Andrezinho, o que lhe daria chances de título.


6 – Costuma dizer que é torcedor do time?
Ah, eu vivo mostrando por aí sim que sou colorado!

Comentário: Isto é verdade. Até eu, que não sou um conhecedor profundo de Fresno, já sabia que ele é colorado. Porém, em sua biografia no site oficial do Fresno, não há nada dizendo que Vavo seja colorado. Deixemos isto passar em branco. Ponto para ele.


7 – Torce para o time desde criança?
Poucos sabem disso, mas eu fui gremista até os 3 ou 4 anos porque minha família inteira era gremista. Não lembro dessa época, só por foto. Mas na Copa União de 1988 eu já torcia pro Inter. Ninguém na minha família sabe explicar porque eu "troquei" de time...

Comentário: O que pode parecer a um primeiro momento um golpe de sinceridade, conta contra Vavo. Tudo bem que ele não tinha consciência, aos 4 anos, do que significa para um colorado torcer para o Grêmio. Embora torcer desde os 5 anos para o time já seja uma grande coisa, Freud explica que há sementes plantada em nosso inconsciente desde nossa mais tenra infância. É por isso que Vavo perde meio ponto.


8 – Torce contra o rival?

Já fui mais secador, mas agora estou mais calmo. Ainda mais morando em São Paulo, onde não tem gremistas para me incomodar. Às vezes só fico sabendo o resultado do jogo do Grêmio no dia seguinte.

Comentário: Aqui ele perde meio ponto. A distância geográfica não pode ser desculpa para deixar de torcer contra o rival. Lembremos que torcer para um time significa torcer, automaticamente, contra o maior rival.


9 – Se tivesse que escolher namorar entre uma garota que torce para o seu time e outra que torce para qualquer outro, qual delas você escolheria?
Eu namoro uma corinthiana! Mas time não é problema pra mim, acho que não tem nenhuma relação.

Comentário: Ponto para ele. Colocar a situação clubística na escolha amorosa é uma grande bobagem. É preciso reconhecer que há grandes idiotas que torcem para nosso time, enquanto há gente grandiosa torcendo pelos rivais.


10 – Você assiste a todos os jogos? Chega a escutar no rádio quando o jogo não é transmitido pela TV?
Como muitas vezes estamos viajando com a banda, é comum eu assistir o jogo pela internet em sites de rádios de Porto Alegre.

Comentário: Grande Vavo! É muito fácil assistir a todos os jogos do time quando eles passam na TV aberta, de bandeja. Morando longe, ele cumpre bem a obrigação, apesar das grandes dificuldades. Mereceria ponto extra, mas o regulamento não prevê ponto extra para esta questão.


11- Se por um acaso a vitória do seu time favorecesse o rival, gostaria que os jogadores entregassem o jogo?
Não acho isso digno. Se eu fosse jogador, não conseguiria fazer isso.

Comentário: Dizem na TV que o torcedor pode querer o que for, que está sempre com a razão. Como se ele fosse o freguês de uma empresa. Muito pelo contrário. Se o time fosse uma empresa – e não é – o torcedor seria o sócio dela. Por isso, também o torcedor não pode querer que seu time faça aquilo que não seja íntegro.

2 comentários:

Paulo Torres disse...

Bela entrevista!

O Fresno tem uma música chamada "Soneto para Petr Cech", até hoje não entendi o porquê. E dizem que um dos caras da banda era o moderador da comunidade do Trifon Ivanov (aquele da Bulgária'94) no orkut.

Fausto Salvadori disse...

Esse blog anda bem legal. Feliz Ano Novo!