sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Os 500 jogos de Marcos pelo Palmeiras


Ontem meu amigo Thiago me repreendeu com veemência. Ele achou um absurdo que eu, um palestrino xiita, tivesse um blog futebolístico e não mencionasse o fato de Marcos completar 500 jogos com o manto. Ele disse que Deus há de me perdoar por isso, mas ele e o Palmeiras, não!

Rapaz, eu tenho evitado ser muito palmeirense neste espaço. Aliás, este é para ser um blog frio e calculista – porque não há nada mais ridículo que uma opinião. Mas porque eu prefiro perder o lugar no paraíso a não poder mais entrar no Palestra, republicarei aqui um texto que redigi em outro canal há algum tempo.

Tinham pedido que eu fizesse uma comparação de Marcos com Rogério Ceni. Eu fiz este texto mais como uma provocação, com a certeza de que pediriam para mudar. Mas no dia, não sei por quê, ninguém falou nada e saiu publicado assim mesmo. É somente uma homenagem ao Marcos, que faz muito bem em repudiar ser comparado sempre a Rogério Ceni.

Ah! Eu ia desenhar um Marcos com caneta Bic, mas o mosaico que a torcida do Palmeiras fez ontem com o rosto de Marcos só não foi mais bonito que o gol do Marcos Assunção aos 44 do segundo tempo. Então que vejamos o mosaico, ora pois.

Vamos ao texto:


O cidadão brasileiro pode ter vários vícios. Muitos deles fumam cigarro, outros elogiam o cabelo da Ana Maria Braga. Há também os que aceleram muito quando estão dirigindo… Mas nenhum vício é maior, nem acomete tantas pessoas, quanto o de sempre comparar Marcos a Rogério Ceni. Das mais tenras crianças aos mais caquéticos velhos, nós todos temos a incapacidade de falar de Marcos sem citar o rival.

Eu achava até que Marcos já estava acostumado com isso. Mas meu engano foi maior que o de um marido traído. Em sua resposta ao comentário de Neto, que, claro, havia comparado os dois, Marcos foi tão duro quanto correto, e certamente muitos evitarão compará-los tão cedo. Ninguém esperava palavras tão duras vindas de boca onde se costumava ouvir piadas e simpatias. Mas convenhamos, Marcos tem razão. Senão vejamos.

Marcos não pode ser comparado a Rogério Ceni em questão de títulos. Se Rogério é tri campeão Brasileiro e tem uma Libertadores e um Mundial, Marcos tem uma Libertadores jogando pelo Palmeiras com um destaque nunca visto antes em um goleiro. Fora isso, Marcos ganhou a copa do Mundo jogando de titular, deixando o próprio Rogério no banco. Aliás, se não fosse por Marcos, tenho sérias dúvidas se teríamos cinco estrelas acima do escudo da CBF.

Marcos não pode ser comparado a Rogério Ceni em sua habilidade como goleiro. Está certo que Rogério é ótimo, mas Marcos é muito mais que isso. Marcos é um santo, e assim sendo, só uma comparação com os demais mortais já é um pecado comparável ao original. Ele já salvou jogos em que o Palmeiras já havia sofrido até a extrema unção!

Marcos não pode ser comparado a Rogério Ceni por sua simpatia. Enquanto Marcos é adorado por todas as torcidas – inclusive pela corintiana, que sofreu tanto nas mãos do goleiro! -, Rogério é muito mal visto por sua arrogância. Enquanto um gol sofrido por Marcos é sofrido por mais de uma torcida, o sofrido por Rogério é comemorado por todas elas.

Marcos não pode ser comparado a Rogério Ceni porque sempre que os dois tomam um gol, eles levantam o braço. O Marcos levanta o braço para assumir a culpa pelo gol sofrido; o Rogério, para reclamar impedimento.

Ah, sim. Dizem que Rogério bate faltas melhor que o Marcos. Mas não sei de onde tiraram isso, já que Marcos nunca bateu uma falta! Como saber quem é melhor, se nunca houve base para comparação?! Eu, hein!

6 comentários:

Amigo Thiago disse...

Ufa!!!

Foi em tempo! Seu lugar no Palestra esta reservado.

Amigo do amigo Thiago disse...

É o melhor goleiro de todos os tempos.

RC disse...

Ele é muito melhor que eu!

Anônimo disse...

Se eu cobrasse aquele penal 700 vezes... O Marcos pegaria 701.

São Jorge disse...

Isso que é Santo de Verdade!

Matheus Trunk disse...

Marcos com toda certeza sempre foi um goleiro superior ao Rogerio Bambi Ceni. Genial esse blog, que precisa ser mais alviverde.

Matheus Trunk
www.violaosardinhaepao.blogspot.com