terça-feira, 15 de dezembro de 2009

4 - Pontos Corridos x Mata-mata – Freddy Rincón

O depoimento de Rincón em mp3



Freddy Rincón já esteve em muitos lugares. Já esteve no Palestra Itália defendendo o Palmeiras, e no Pacaembu jogando pelo Corinthians. Pela seleção colombiana já conseguiu vencer a Argentina fora de casa por 5 a 0, mas fracassou quando jogou pelo Real Madri pelo racismo de seus próprios torcedores. Rincón já morou em casas luxuosas em São Paulo, mas já passou tempos na prisão.

Ele era um jogador raríssimo. Porque há uma lei física que um jogador dificilmente consegue superar: ou se é robusto e moroso, ou se é leve e fraco. Mas como um hipopótamo delicado, ou uma formiga forte, Rincón era fortíssimo e ágil. A habilidade dele se assemelhava à dos melhores atacantes, e a capacidade de marcação e noção de espaço dele era a de um digno volante. Então era muitíssimo capaz para defender, e atacava com qualidade ímpar.

Um homem com esta experiência deve ter uma boa opinião sobre a escolha entre pontos corridos ou mata-mata, não é? Também começamos com a visão de um estrangeiro que, mesmo depois de encerrar a carreira futebolística, vive no Brasil, para termos uma visão externa e, ao mesmo tempo, apaixonada sobre nosso tema.

“Olha, eu acho que o importante é criar a emoção do público. Eu acho que o pontos corridos está há dois ou três anos no campenato brasileiro e está se tornando cada vez mais importante. Na verdade, eu acho que é pelo público, mesmo. Que é por adaptação, que o público se adaptou ao pontos corridos. Acho que prefiro o pontos corridos. E é como se fala na gíria, né? Em time que está ganhando não se mexe.”

Então Rincón é um ponto-corridense. Há algumas pesquisas concordam com o argumento dele, e apontam que os brasileiros realmente preferem os pontos corridos. A TNS Sport Brasil, após ouvir 8018 pessoas por todo o país, apontou que 53,3% preferem os pontos corridos, 36% o mata-mata, e para 10,7%, a fórmula de disputa lhes é indiferente. Vi isso no blog do Juca Kfouri.

A manutenção de uma fórmula de disputa convincente e popular é muito importante para a legitimação de um torneio. Tanto que está previsto no Estatuto do Torcedor que um campeonato precisa, necessariamente, adotar a mesma fórmula por, no mínimo, dois anos consecutivos.

E assim, com gol de Freddy Rincón, os pontos corridos saem na frente nessa disputa. 1 a 0.

Nenhum comentário: