terça-feira, 10 de agosto de 2010

As placas de publicidade de Estados Unidos contra Brasil

Eu dizia cá no blog, no último post, que o futebol não pode dar certo nos Estados Unidos.

Depois da última Copa, parecia que o interesse dos Estados Unidos por este esporte daria uma grande guinada, pois eles conseguiram a façanha de empatar com a Inglaterra e de conseguir a classificação no último minuto, com gol de Donavan.

Pois bem. O amistoso de hoje deveria ser um marco disso, uma verdadeira redenção.

Mas, independente do resultado do jogo, nem os americanos levaram este jogo a sério. Resolvi fazer um levantamento das marcas estampadas nas placas de publicidade à beira do campo, e eis o resultado:

Anúncios voltados unicamente para o público brasileiro (12): Netshoes, Brahma, Burger King (a despeito da marca ser americana, o anúncio era feito em português), Embratel, Pitágoras, Itaú, Microlins, Copagaz, Makro, Unimed, Wizard, Supergasbras e PFC.

Anúncios voltados exclusivamente para o público americano (6): AT&T, Soccerstore.com, Globo Internacional, T90 Racer, e Buck´s.

Anúncios voltados para ambos os públicos (10): Topper (o slogan da marca era traduzido ao espanhol e ao inglês, além do português), Gatorade, Hyundai, Budweiser, Rexona, Mcdonalds, Visa, Castrol, Pepsi e Pestana.com.

É preciso ressaltar que o jogo não foi sequer transmitido na TV aberta do Brasil. Aqui, quem quisesse assistir à partida precisaria ter acesso a TV a cabo ou a internet. Ao contrário dos americanos, que tiveram o jogo à disposição na TV aberta, e pombas, o jogo era num estádio americano!

Simplesmente havia o dobro de anúncios voltados exclusivamente ao público brasileiro do que de anúncios voltados ao público americano: 12 a 6. Os patrocinadores americanos mostram que ainda vai demorar muito, mesmo, para que o futebol seja um esporte interessante por lá.

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