quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

4 - O preço de Garrincha

Se o Palmeiras quisesse ficar com o atacante Obina no final de 2009, teria que pagar quatro milhões de reais ao Flamengo. O Corinthians pagou quatro milhões de dólares para ter De Federico. O Manchester pagou vinte e seis milhões de euros ao Leeds para ter Rio Ferdinand. E o Botafogo? Quanto será que pagou para ter Garrincha?

Em 1953, o Botafogo pagou ao Pau Grande FC vinte e sete dólares. Ou, na nossa moeda da época, quinhentos cruzeiros.

Tudo bem que houve uma grande inflação de lá para cá mas era um preço era absurdamente barato. Didi chegou a custar 30 mil cruzeiros. Mas é um exercício interessante, se compararmos com os preços dos craques de hoje.

Aplicando a conta de que o dólar em 1953 valia dez vezes mais do que hoje, com o que Real Madri pagou por Cristiano Ronaldo daria para comprar quinhentos e vinte e dois mil Garrinchas! O Buffon, que tanto seria ridicularizado pelo Mané em um lance frente a frente, vale duzentos e sessenta mil Garrinchas. Está certo que o Botafogo fixou o passe de Garrincha a 15 milhões de cruzeiros, o que representaria 60 mil dólares, mas, para alguém com a categoria do nosso Mané de pernas tortas, convenhamos, é um preço baixo, mesmo se levando em consideração as proporções da época.

Mas podemos falar também do salário de Garrincha. Em 1956, ele ganhava 1600 cruzeiros, o que representava 160 dólares. Hoje, esses 160 dólares equivaleriam a 1600. É o quanto Cristiano Ronaldo ganha em 41 minutos. Isso mesmo. O que Garrincha demorava um mês para receber, Cristiano Ronaldo ganha em 41 minutos. Ou o que Thierry Henry demora 82 minutos. Ou o que o penta campeão Marcos demora dez horas para receber.

Fonte: Estrela Solitária – um brasileiro chamado Garrincha, de Ruy Castro

Nenhum comentário: