segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Entrevista de uma pergunta só: Silvio Luiz

Talvez não seja exagero dizer que os jogadores de futebol dos nossos tempos são exatamente o contrário de Garrincha.

Não falo da parte futebolística – embora que se vissem Garrincha driblando para trás, ele seria condenado à forca -, senão no que diz respeito ao comportamento do jogador em campo e fora dele. Porque Garrincha era ingênuo. Ingênuo e despretensioso.

E veja só que curioso. Ingenuamente e despretensiosamente, Garrincha conquistou o mundo duas vezes. E nossas duas últimas seleções, megalomaníacas e agressivas, caíram melancolicamente nas quartas-de-final. Por isso, pensei: será que não é isso que está faltando à nossa seleção: ingenuidade?

O primeiro nome que me veio à cabeça foi o de Obina. Obina, o último ingênuo do futebol. Porque assim como Garrincha, Obina não sonha com a Europa. Ele está muito feliz no Atlético, assim como Garrincha gostava do Botafogo, mas se deliciava mesmo era no Pau Grande FC. Assim como Garrincha, Obina vê o futebol antes como um divertimento do que uma responsabilidade. Assim como Garrincha, Obina joga acima do peso – mas por acarajé, não por álcool.

E assim como Garrincha, Obina é Manoel.

Para descobrir se ele deve mesmo ser convocado à seleção, resolvi fazer a primeira entrevista de uma pergunta só deste blog e deste mundo com Silvio Luiz.

Silvio não foi escolhido à toa. Ele é o único narrador esportivo brasileiro que não trata o futebol como assunto de segurança nacional. Num esporte em que ninguém mais dribla ninguém, a narração de Silvio é uma das únicas formas de divertimento. Talvez o único modo suportável de acompanhar um jogo ruim de time dos outros seja pela voz de Silvio. Sabendo disso, a Band Sports o coloca para narrar jogos dos campeonatos Português e Turco. Seria Silvio o último ingênuo dos narradores?

É por isso que fiz a ele a tal questão sobre uma possível convocação de Obina ao nosso escrete.

Eu não sou mané, Garrincha!: Qual é o papel de Obina na formação da seleção brasileira que disputará a Copa de 2014?

Silvio Luiz: Você deve estar de brincadeira.

A coisa está feia: nem os ingênuos aceitam mais a ingenuidade.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu sei que sou mulher e não tenho licença poética para comentar em blog sobre futebol, mas, enfim, gostei.

Anônimo disse...

Caro Ursípedes

Na realidade, Silvio Luis acredita veementemente que a seleção de 2014terá Obina e + 10.

Saudações

F.Homer