sábado, 19 de dezembro de 2009

5 - Pontos Corridos x Mata-mata – Candinho

O depoimento de Candinho em mp3


Você deve conhecer o Candinho. Acho, até, que já torceu por ele. Em 1996, era Candinho o treinador que levou a Portuguesa ao vice-campeonato – perdeu no finalzinho para o Grêmio. Em 1997, treinou o Corinthians com uma missão tosca e ingrata: tirar a equipe da zona do rebaixamento a apenas três rodadas do final. Conseguiu. Depois foi auxiliar-técnico de Luxemburgo na seleção, e chegou até a treinar ele mesmo um jogo: Brasil 6 x 0 Venezuela.

Teremos a opinião de Candinho, e devemos observá-la com respeito. Uma das regras não ditas do futebol é a de que a opinião de uma pessoa mais velha vale mais, indiscutivelmente, do que a de uma mais nova. Porque futebol é, em sua essência, intuição e experiência. E isso Candinho tem em abundância. Vamos ao depoimento dele:

“Eu sou a favor do mata-mata. Porque chega no final do campeonato, em que os clubes que não têm mais interesse, e botam reservas, vão jogar em Campinas, como o Corinthians foi jogar com o Flamengo. E isso prejudica. No mata-mata não acontece essas coisas. Agora, a pessoa se desinteressa e prejudica terceiros. Se o Corinthians joga com o flamengo no Pacaembu, é uma pressão muito maior. Aí acabou prejudicando o inter, o São Paulo. Quer dizer, essas coisas mudam o que pode ser campeão. Então sou a favor do mata-mata porque no mata-mata não tem isso. Se você pegar os quatro clubes que chegaram, Palmeiras, Flamengo, São Paulo e inter, e fizesse um mata-mata entre os 4 agora, os outros clubes poderiam jogar e não interferiria. A pessoa vai dizer que no pontos corridos ganha o melhor porque teve mais regularidade. Mas quando chega no final não é mais regularidade. É beneficiado pelos outros que não têm mais interesse em ganhar. E a emoção do mata-mata é muito maior. Agora, eu sou a favor do mata-mata com quatro clubes. Antes era do primeiro ao oitavo. Aí o campeonato se arrastava demais, e todo mundo não se interessava muito, porque classificavam até 8, né? Os quatro primeiros é que iriam pro mata-mata, aí todo mundo ficava interessado, né? Aí ninguém ia entregar jogo para ninguém.”

Então Candinho é um mata-matense roxo! Seria porque quando sua Portuguesa chegou a vice do Brasileiro de 1996, a fórmula de disputa era a de mata-mata? Lembre-se. A Portuguesa conseguiu somente se classificar como oitava colocada na última rodada. Se fosse um campeonato de pontos corridos, aquele time teria passado em branco. E para o torcedor da Portuguesa, nomes como Rodrigo Fabri, Clêmer, Capitão, Alex Alves e o do próprio Candinho, seriam equivalentes aos de Johnson, Celsinho, Kléber e Gléguer. Seriam outros bons jogadores em um ótimo grupo com um bom técnico que, de novo, não conseguiriam nada. Mas só não foram campeões por um detalhe aos 36 do segundo tempo. Acontece. Ainda mais com a Portuguesa.

Fora isso, os argumentos de Candinho são respeitáveis e consistentes, a ponto de promover a virada do mata-mata! O primeiro gol sofrido pelos pontos-corridenses se dá quando Candinho diz que os times que não disputam mais nada no final do campeonato atrapalham aqueles que ainda têm aspirações.

O Campeonato de 2009 abriu esta ferida. Até a 35ª rodada, todos os times tiveram que enfrentar o Corinthians no Pacaembu. Lá, a torcida exerce uma grande pressão e, pombas, é a casa do Corinthians! Porém, ao enfrentar o Flamengo, o Corinthians passou o jogo para Campinas. Numa partida em que todos os outros adversários enfrentaram milhares de corintianos , num estádio em que os jogadores já estão acostumados, o Flamengo dividiu a torcida, num estádio estranho aos dois. E ainda há rumores de que, não bastasse isso tudo, o Corinthians facilitou deliberadamente para o Flamengo, a fim de prejudicar seus rivais – Palmeiras e São Paulo, que ainda disputavam o título. Aconteceu também com o Grêmio. Há quem diga que os gremistas jogaram com afinco e até tentaram ganhar. Mas eram os reservas.

Este é um duro golpe no sistema de campeonato que se julga o mais justo. Ele seria, se todos fossem leais até o último instante. 1 a 1.

Além disso, Candinho tocou em um ponto bastante discutível. Disse ele que no mata-mata há maior emoção. Não sei dizer se uma final é realmente mais emocionante do que uma rodada com quatro times disputando o título. Talvez pela atmosfera de uma final. Ou então pela certeza de que o campeão sairá daquele determinado estádio, após aquele juiz apitar o fim. Aí, sim.

Eis a virada. Pontos corridos 1 x 2 Mata-mata

Um comentário:

Thiago disse...

Eeeeerrr... o Corinthians jogou com o Flamengo em Campinas porque o Palmeiras iria jogar em SP contra o Atlético, e a polícia pediu que a sujeira jogasse lá.

OU SEJA:
o gol de empate do mata-mata foi ILEGAL !

Ainda bem que a sua eleição é em pontos corridos. Se fosse em mata-mata, esse erro do árbitro teria posto toda a sua CREDIBILIDADE a perder.

Abs !