quarta-feira, 28 de julho de 2010

Um bom nome ao comando da Seleção

Mano Menezes não convence nem a minha bizavó, uma ingênua. Após sua primeira convocação, os elogios lhe couberam muito mais pela educação com os jornalistas, em claro contraste com Dunga, do que pela convocação em si. Está certo que ele convocou direitinho – lembrar do quarteto santista mostra o quão suscetível ele pode ser à vontade do povo , e levar Jucilei mostra o quão suscetível ele pode ser à vontade dos empresários -, mas nunca ele será aceito com grande facilidade, até por ser segunda opção.

Aliás, nem Muricy, a teórica primeira opção, seria um nome de consenso. Porque apesar de ganhar três campeonatos brasileiros em sequência, afundou o Palmeiras no ano passado, e demora demasiado para acertar seus times – quase foi demitido do São Paulo várias vezes.

O técnico ideal para o Brasil seria alguém que tivesse cada característica dos nomes sondados. Teria ele a educação de Mano Menezes, o instinto trabalhador de Muricy, a intuição de Scolari, o traquejo com os cartolas de Leonardo, a consciência tática de Luxemburgo, o francês de Ricardo Gomes e a criatividade de Adilson Batista. É claro que este sujeito não existe. Por isso, me espanta que o nome que proporei agora não tenha sido sequer ventilado nos corredores da CBF.

Trata-se de Tospericargerja.

Tospericargerja é uma homenagem à seleção de 70. Um pai se sentiu em dúvida ao querer homenagear no nome do filho o futebol tão vistoso que aquela seleção apresentava. Ele achava que seria uma injustiça homenagear Pelé, e deixar Tostão, Rivelino e Carlos Alberto Torres de lado. Ou então homenagear Jairzinho, e se esquecer de Pelé. Por isso, deu ao filho o nome de Tospericargerja. Tos de Tostão; Pe de Pelé; Ri de Rivelino; Car de Carlos Alberto; Ger de Gerson; e Ja de Jairzinho.

Esse seria o nome de técnico ideal. Um nome com a lucidez de Tostão, a genialidade de Pelé, os elásticos de Rivelino, a inteligência de Carlos Alberto, a consciência de Gerson e a velocidade de Jairzinho!

O apelido dele é Peri.

Nenhum comentário: