sexta-feira, 2 de julho de 2010

Felipe Melo em 7 atos

Logo que foi convocado para participar de sua primeira Copa, aos 27 anos, Felipe Melo concedeu uma entrevista à ESPN Brasil por telefone. Ele se declarou feliz, e disse todas as coisas que um jogador diz tão logo sabe que disputará o maior evento de todos. Pois PVC lhe perguntou:

- É o PVC quem está falando. É concenso, acho que você deve concordar, que você não fez uma boa temporada no Juventus. Por que a gente deve acreditar que o Felipe Melo da Copa do Mundo vai ser diferente do Felipe Melo da Juventus, da temporada 2009/2010?

Felipe:

- Então. É... Você acompanhou o Campeonato Italiano?

- Sim, bastante – responde PVC.

- Então, é porque há controvérias. Você falando isso aí, eu não concordo com você. A gente tem que pegar números. Né? Eu trabalho com números. Meus números aqui na Juventus, quando o Felipe Melo não jogou: eu fiquei 6 jogos sem jogar, perdeu 5. Então eu não concordo com você, não.

- Mas com você jogando a Juventus fez a pior campanha em 40 anos, também.

- Calma aí, calma aí. Não é porque tem um prêmio que deram, uma rádio que faz uma sacanagem. Na realidade de brincadeira que saiu. Você faz uma coisa dessas aí, acho que você não entende de futebol.

- Não, não, não. Desculpa, Felipe. Eu não tô falando por brincadeira nenhuma. Eu tô falando porque a gente transmite o Campeonato Italiano.

- Não. Você primeiro tem que pegar os números do jogador, ver o que o jogador faz na temporada, depois você faz uma coisa dessas aí. Porque é ridículo. Não acredito. Você é jornalista?

- Você é jogador? Eu sou jornalista.

(...)

- Eu acho que ele desligou – intervem um terceiro jornalista.

*

Aos 10 minutos do primeiro tempo das quartas de final entre Brasil x Holanda, Felipe Melo lembra Gerson e deixa Robinho livre para marcar o primeiro. Os jornalistas começam a se desculpar por ter questionado Felipe. Os torcedores começam a agradecer por Dunga nunca ouvir os jornalistas. Dunga começa a ter a certeza ainda mais absoluta de que deve-se sempre seguir as próprias convicções.

*

Aos 8 minutos do segundo tempo, Felipe Melo e Júlio César não se entendem e não conseguem neutralizar um cruzamento fácil de Sneijder. Pior: a bola resvala na cabeça de Felipe e entra no gol. A Holanda empata.

*

Aos 28 minutos do segundo tempo, cinco minutos depois de o Brasil sofrer a virada, Felipe Melo parece que vai roubar a bola do adversário, mas pisa-lhe na coxa. O juiz, que até então vacilava e não tinha convicção sequer para marcar um tiro de meta, o expulsa peremptoriamente.

Ninguém questiona a decisão do juiz. Com um a menos, o Brasil não conseguiu reagir. Também pudera: se quando tinha 11 jogadores não conseguia ameaçar a Holanda, porque o faria com 10?!

*

Felipe não fugiu das entrevistas. Não ficou com vergonha, nem se intimidou a ponto de evitar declarações polêmicas. Pelo contrário! Disse que a expulsão foi injusta. Porque se ele quisesse machucar o adversário, todos sabem que ele teria força de lhe quebrar a perna.

*

Ronaldo disse que Felipe Melo não deve passar as férias no Brasil. Vi gente dizendo que o nome disso é incitação à violência, e que Ronaldo está fazendo com os outros o que não gosta quando fazem com ele. Mas o que mais se viu foi a interpretação de que Ronaldo estava mesmo incitando a violência contra Felipe. E que não há nenhum problema nisso.

Bem, temos duas interpretações possíveis, porque o verbo “deve” neste caso é ambíguo. Pode ser que Ronaldo tenha dito que Felipe não passará as férias no Brasil, porque não tem a intenção de fazê-lo. Mas pode ser que Ronaldo esteja dando um conselho a Felipe, dizendo que ele não deve, não pode passar as férias no Brasil.

*

Felipe Melo é aclamado no Jornal da Globo o grande vilão da Copa, o motivo pelo qual não comemoraremos o hexa no dia 11 de julho. Não Dunga, que o escalou sabendo de seu temperamento. Não Ricardo Teixeira, que contratou Dunga sabendo que ele não tinha experiência como treinador. Nem todos nós, que deixamos Ricardo Teixeira há 21 anos na presidência da CBF.

Ah! Nem a Holanda, que jogou bem e mereceu a vitória.

Nenhum comentário: