domingo, 11 de julho de 2010

O minuto de silêncio


Um minuto de silêncio geralmente demora uns vinte segundos. É o tempo de sinalizar a morte de alguém sem causar grandes transtornos ao espetáculo. E se chama minuto de silêncio – ao invés de segundos de silêncio – em respeito ao morto. Porque homenagem que não dura pelo menos um minuto não pode ter esse nome: homenagem. E o efeito é muito prático, pois todo mundo pensa que os vinte segundos duram um minuto.

Falo isso em homenagem à defunta: a Copa do Mundo 2010.

Os locutores dizem que ficamos quatro anos esperando por ela. Mentira! Ficamos uns dois anos e meio, no máximo três. Porque no ano seguinte à realização da Copa, sentimos um asco só de ouvir falar dela. Mesmo se conquistamos o título! E como dessa vez não conquistamos, fica pior ainda. Temos, então, o minuto de silêncio depois da Copa, que dura um ano.

E confessemos todos: queríamos que ela acabasse logo. Quando o Brasil é eliminado, nos sentimos como o adolescente que está na festa e é rejeitado pela mocinha. Ele não vê a hora do pai buscá-lo. O título da Espanha terminou com essa festa que começou e terminou errado. E o apito do juiz anunciando o final do jogo foi igual à buzina do carro dos nossos pais dizendo que eles chegaram, para subirmos no carro e irmos logo para casa.

Nenhum comentário: