quinta-feira, 12 de novembro de 2009

5 - Times dos famosos

Hoje anuncio que este blog terá uma nova seção: Times dos famosos.

Ela surgiu de um péssimo hábito que tenho. Sou palmeirense, e sempre que vejo na televisão um famoso que também torça por meu time, digo para quem estiver perto: “Este é palmeirense! Este é!”. Ninguém gosta de ouvir, creio eu, porque ninguém sabe que famoso torce para seu time.

Então esta seção é para desvendar o único segredo das celebridades que nos interessa – a preferência clubística.

O mais interessante, porém, será que eu falarei com os famosos, e darei uma escala do fanatismo que ele nutre pelo time do coração. Porque de nada adiantaria o famoso torcer para um time passivamente. E teremos uma nota – que irá de 1 a 11. Eis os critérios:


1 – O famoso tem camisa do time? (1 ponto)

Creio que para uma pessoa comum, ter ou não ter a camisa do time do coração em nada influi em seu fanatismo. Porque não é todo mundo que pode pagar os preços exorbitantes que as marcas cobram para podermos tornar visível o que há dentro da gente. Porém, sabemos que as pessoas famosas são ricas. Então, para elas, ter a camisa de R$150,00 é somente uma opção.


2 – Ele usa o manto no dia seguinte a uma derrota? (1 ponto)

Torcer para um time não traz somente alegrias. Muito pelo contrário! O fanático sabe que escolher um time é, antes de tudo, ter algo por que sofrer. Se o time trará alegrias ou não – ou seja, se a equipe retribuirá o amor com glórias -, é um mero detalhe. Além do mais, vestir o manto pode ser somente uma tendência da moda. Pior: aquele que veste o manto de um time vencedor pode estar somente tirando proveito das vitórias conquistadas. Então, vestir a camisa do time derrotado trará um ponto extra à nossa celebridade.


3 – Ele se lembra de uma escalação do século passado? (1 ponto, sendo que haverá o acréscimo de um ponto a cada década que se passa. Outro ponto extra se o famoso disser uma escalação completa que seja anterior a seu nascimento.)

Saber valorizar aqueles que fizeram a história de um clube é um ponto de caráter que deve ser altamente valorizado. Aliás, é dever de todo torcedor exemplar lembrar sempre – mesmo que fora de contexto – os jogadores históricos e esquecidos.


4 – Ele freqüenta o estádio? (1 ponto. 1 ponto extra àquele que vai às partidas fora de casa)

Quem freqüenta este espaço sabe que há uma indiscutível e enorme diferença entre o futebol e a transmissão dele. E o futebol puro e real é aquele do estádio. A transmissão dele é coisa para freiras ou anticéticos.


5 – Quanto foi o último jogo do time? (1 ponto)

Não adianta torcer para o time e não acompanhá-lo. Esta questão vem muito a calhar porque mostra se o famoso se relaciona cotidianamente com o time do coração.


6 – Ele costuma dizer que é torcedor do time? (1 ponto)

Para torcer realmente para uma equipe é preciso exibir o amor que nutre por ela. Assim como a pessoa apaixonada gosta de falar a todos, sem o menor contexto, o nome da pessoa amada, o torcedor convicto fala do time sempre, à toa.


7 – Torce para o time desde criança? (1 ponto. Caso contrário, perde 1 ponto por década perdida)

Sabemos o quão artificial é o torcedor que escolheu o time após a tenra infância. Ele perdeu momentos importantes para o desenvolvimento de uma paixão. Não há, na recordação dele, aqueles jogos surreais floreados pela imaginação distante, como só alguém que torce para o time desde criança é capaz de ter. Torcer para um time depois de velho é como começar a fumar aos 30, perder a virgindade aos 40, ou usar chupeta aos 50.


8 – Torce contra o rival? (1 ponto)

Torcer para um time não é só torcer para o próprio time. Cerca de 49% de uma paixão clubística se dá pela torcida que se tem contra o rival. Secação, mesmo. Quem não torce contra o rival certamente não torce para o próprio clube como deveria.


9 – Se o time perde, fica mal humorado? (1 ponto)

Há torcedores que se vangloriam de manter o humor intacto após o maior dos revezes do próprio time. Ora, só é possível sentir uma grande alegria futebolística após uma grande tristeza! Por isso é preciso tratar bem e valorizar o mal humor após as derrotas. Eles dignificam a alegria gratuita da vitória.


As questões restantes (10 e 11) são específicas para cada clube ou famoso. Presidente do time, maior artilheiro, jogos memoráveis... Ou então questões específicas que caracterizam uma verdadeira paixão por um clube. Estas perguntas também valerão um ponto.

Ao fim, teremos um coeficiente, que classificará a celebridade entre os tipos de torcedor:

De 0 a 3 pontos – torcedor passivo. Ele só diz que tem um time quando é perguntado porque todo brasileiro precisa de um.

De 4 a 7 pontos – torcedor mediano. Este torcedor conhece pontos importantes de seu time, mas não vai a fundo. Ele pensa em outras coisas durante o dia, como em alimentação, sexo e família.

De 8 a 10 pontos – torcedor fanático.
Ele não espera que o time vá até ele. É ele que vai até o time. Ele sabe se colocar abaixo da equipe de coração, e amá-lá acima de todas as coisas. Porém, por limitações pessoais – ou preguiça mesmo – não tem o conhecimento enciclopédico necessário para ser um xiita.

11 pontos – torcedor xiita. Este torcedor vê o time acima de Deus. É aquele que sabe que o verdadeiro orgasmo é o gol. Aliás, uma relação sexual, para ele, está muito abaixo de uma partida de futebol.

Nenhum comentário: