quinta-feira, 26 de novembro de 2009

8 - Para usar a camisa do time do coração


Na última semana, li duas notícias que se entrelaçaram. Uma diz que o Flamengo quer alcançar a meta de um milhão de camisas vendidas neste ano. A outra, dando conta de que o chefe da polícia carioca, o rubro-negro Alan Turnowski, proibiu a apresentação de criminosos com o manto do Flamengo. Ora, isto nos mostra que sabemos, sim, como comprar uma camisa da equipe do nosso coração; mas estamos longe de saber como usá-la.


Quando se usa a camisa do time do coração, é preciso agir como se estivesse sempre ao lado da mulher amada. Por isso, é proibido falar palavrão. Assim como a mulher se ruborizaria ao ouvir a palavra feia da boca do amado, o time escolhido se envergonharia de um torcedor que diz obscenidades enquanto o representa.

Também não é permitido ocupar o lugar dos velhinhos nos ônibus e metrôs, quando se está com a camisa do time amado. O velhinho irá dizer: - “Olha lá, o flamenguista! Que safado!”. E irá ele, pessoalmente, rogar pragas que somente elas explicarão por que aquela bola aos 47 minutos não entrou após resvalar no zagueiro e bater nas duas traves.

Quando se está com a camisa do time amado, é lícito olhar as mulheres somente da cintura para cima, pulando os peitos - mas dê um jeito de não parecer afeminado. As mulheres que têm o seu corpo desrespeitado irão achar que sua paixão futebolística existe só porque é um mal amado. E o desdenhará propositalmente, caso torça pelo time rival. E se torcer por seu time, pior ainda, pois você terá desejado alguém que com você se une por um laço fraternal.

Também não se pode comer macarrão à bolonhesa com a camisa do time amado – a não ser que seja colorado. Imagine o gremista com a marca do molho na camisa? É pior do que marca de sangue na roupa do bandido, ou marca de batom alheio na camisa do namorado. Só são toleradas as comidas limpas e balanceadas, enquanto se enverga o manto. Até porque, não é permitido arrotar e soltar pum, mesmo que torça pelo Palmeiras. Imaginem dizendo: - “É um porco, mesmo!”?

O ladrão que sair para roubar, deve usar qualquer camiseta, menos a do time do coração. E mesmo se surgir a ocasião, e ele esteja desprevenido, vestindo num dia qualquer o manto sagrado, o roubo deve ser abortado, mesmo que por isso se perca um grande numerário.

Quando se veste com a camisa do time amado, o sujeito não representa só a si. E por qualquer delito que cometa, não responderá por Pedro, José, Roberto, Fernando. Será o flamenguista, o palmeirense, o cruz-maltino, o colorado.

Um comentário:

Ester disse...

e se o tal ladrão estiver roubando nas imediações d um estádio, momentos antes d um jogo do time do coração, justamente p/ prestigia-lo?
p.s: meu irmão já presenciou tal cena, antes d um jogo do corinthians...