quarta-feira, 4 de novembro de 2009

2 - Gritos de torcida - Botafogo, "E ninguém cala esse nosso amor"

Sábado eu andava pela avenida Presidente Wilson, quando um sujeito conhecido parou-me na rua:

- Olá, André! Me diga uma coisa. Seu pai é juiz?

- Não, não, por quê?

- Ah... E seu tio? Seu tio é juiz, né?

- Não!

- Então seu avô só pode ser juiz!

- Não conheço nenhum juiz, meu Deus!

- Então por que você só fala de juiz no seu blog?!

Poxa vida. Eu expliquei que não tinha nenhuma predileção pelo tema. Acontece que nos últimos dias estava fazendo uma matéria sobre juízes para uma revista. Coletei várias histórias, e algumas delas não possuem identificação de ninguém, e teriam que ser descartadas. Ora, justo as melhores! Para não descartá-las, resolvi publicá-las aqui no blog.

Mas agora ninguém aguenta mais falar sobre juízes. Ainda bem, porque eu não tenho nada mais para falar sobre isso.

Hoje eu iniciarei um tema novo. Colocarei aqui gritos de torcida do Brasil e, por que não?, do mundo. Não seguirei nenhum critério específico. Pode ser que tenhamos, por coincidência, vários gritos da torcida do Palmeiras, enquanto o Corinthians fique à margem por várias semanas. Isto será, repito, coincidência. Porque não quero seguir uma ordem. A única ordem será artística. E o que um leitor de futebol tem a falar sobre arte?! Hein?!



Começaremos com um grito muito bonito da torcida do Botafogo. Nada mais justo, porque este blog usa o nome do Garrincha no título, e até agora o time mais azarado do Brasil não foi sequer citado neste espaço! Aliás, a injustiça com o Botafogo é maior ainda, porque com a ajuda do Photoshop, tirei o símbolo do Botafogo que estava na foto do mané que eu utilizei para o template ali em cima.

A letra não é extensa. Na verdade, são somente três versos. Creio que esta é a melhor fórmula para um bom grito: poucos versos. Porque para a massa cantar em uníssono enquanto assiste a uma partida, a letra tem que conter somente o essencial. Senão o grito dispersa. Ou então o time adversário tira proveito daqueles que se preocupam mais em cantar do que em zicar!

O grito começa sem letra, como se fosse comum. Mas o resultado é muito bonito e peculiar. Depois, há a seguinte letra, no mesmo ritmo que até então era só cantado:

"E ninguém cala esse nosso amor,
E é por isso que eu canto assim,
É por ti, Fogo."

Vejam o vídeo:



Alguém duvida que se o Botafogo cair para a segunda divisão, o slogan da volta à série A será "Ninguém cala esse nosso amor"?

Mas a vida do botafoguense é muito mais complicada do que a minha e do que a sua. Assim como a torcida do Flamengo é muito mais criativa do que a minha e do que a sua. Após a eliminação do Botafogo do campeonato carioca do ano passado, quando o presidente e o time inteiro do Botafogo vieram a público reclamar da arbitragem, os rubro negros começaram a cantar em seus próprios jogos:

"E ninguém cala esse xororô,
Chora o presidente, chora o time todo,
Chora o torcedor!"

Assim:

Nenhum comentário: