terça-feira, 8 de dezembro de 2009

2 - Pontos Corridos x Mata-mata


Desde que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no sistema de pontos corridos, em 2003, há sempre a discussão sobre qual fórmula é a melhor: a atual ou a anterior? Inicialmente a conversa foi comedida, em que os pontos favoráveis a cada estilo eram dispostos racionalmente, mas aconteceu com esta discussão o que ocorre com todas as outras. Rapidamente, houve a divisão entre dois times – o dos ponto-corridenses e o dos mata-matenses.

Então onde se viam argumentos frios e calculistas, agora só há alegações peremptórias e intolerantes. Qual um corintiano que não consegue ver a beleza do verde, ou do palmeirense que não consegue ver o preto e branco sem sentir o corpo inteiro tremer, quem prefere os pontos corridos não admite mais nenhuma das qualidades do mata-mata, e quem prefere o mata-mata refuta, rapidamente, qualquer argumentação ponto-corridense, por mais pertinente que ela seja.

É bom que o leitor saiba que já fui partidário dos dois times. Assim que deixaram os pontos-corridos, fiquei horrorizado que nosso campeonato fosse privado de uma final. Depois, fui me acostumando, e passei a considerar a possibilidade de que a final poderia, sim, ser substituída por vinte jogos simultâneos aos domingos. Mas hoje, a saudade da final anda batendo forte, ao mesmo tempo em que me apeguei aos pontos corridos. Ou seja: se deixasse os pontos corridos, sentiria falta dele, mas continuando do jeito que está, fico com saudades do mata-mata.

O nosso jogo funcionará assim. Ouvirei vários depoimentos. Cada argumento favorável que nosso entrevistado oferecer contará como um gol para a equipe dele (Pontos corridos ou Mata-mata). Se ele apelar, estará jogando contra o próprio time, desconsiderando um argumento favorável anterior, então contará como um gol contra a favor do adversário.

No final, a equipe vencedora contará com mais um adepto: eu.

Estamos entendidos?

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Ursípedes

Sou Mata-matense de carteirinha.

O sabor de uma final, onde TODAS as torcidas ficam ligadas em um único jogo, é incomparável em relação à frieza dos pontos corridos.

Nos pontos corridos não conta o improvável de uma zebra aos 45 do 2o tempo, com um gol de canela do centroavante do time que tomou sufoco durante 90 minutos, mas não soube marcar.

Pela volta dos mata-matas!!!

F.Homer

Thiago disse...

CLARO que eu apóio os pontos corridos.

Num país bagunçado, improvisado e - que coisa - orgulhoso de tudo isso, é melhor que se comece dar ao povo bons exemplos de MERITOCRACIA. Como tem muito mais gente que se presta a entender isso através do futebol do que de, sei lá, ADMINISTRAÇÃO EMPRESARIAL, tá aí.

Assim, traçando um panorama entre os piores problemas do País e o aprendizado da cidadania através do BALÍPODO, sugeriria até a criação de um novo critério de desempate no Brasileirão, o ISA, ou índice de sujeira atirada: a torcida que atirasse menos sujeira nos estádios daria ao seu time a vantagem do empate (e, à sua cidade, o alívio das enchentes) !!!